quinta-feira, 3 de maio de 2012

APRENDENDO A CRIAR UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS

         APRENDENDO A CRIAR UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS

1.  Escolha o roteiro de uma história.
2.  Adapte o roteiro para história em quadrinhos, separando as sequencias de falas em quadrinhos.
3.  Veja quantos quadrinhos sua história inteira vai ter, tentando  descobrir de quantas páginas você precisará para sua história.
4.  Em seguida escolha a disposição, o formato dos quadrinhos e calcule a quantidade de quadrinhos que será usado em cada página.
5.   Desenhe um esboço da história, colocando cada sequencia de fala em um quadrinho.
6.  Comece sempre pelo texto, depois faça os desenhos.  Para não correr o risco de se empolgar com o cenário, os personagens, e depois não  sobrar espaço para os balões no quadrinho, ficando tudo encolhido e ninguém conseguindo ler direito.
7.  Use sempre letra maiúscula no inicio das frases. Capriche bem nas letras para ficarem mais ou menos do mesmo tamanho.  Destaque palavras importantes ou gritos com cores mais fortes ou letra maiúscula.
8.  Escreva as letras antes de fazer o balão em torno delas.
9.  Após distribuir os textos e fazer os balões, faça a ilustração soltando sua criatividade. Qualquer coisa que existe pode virar um personagem de quadrinhos. Mesmo bem simples. Basta um par de olhos, duas pernas ou qualquer característica dos seres humanos. Basta estar de acordo com o assunto que está sendo falado.
10.               Capriche no final da história, pois ele é muito importante. O final deve trazer uma surpresa para surpreender o leitor.

DICAS
Ø Quando souber como será sua história, invente um título para ela. Lembre-se de deixar espaço no início da primeira página;
Ø Evite escolher cenas complicadas demais pra desenhar;
Ø Evite frase muito comprida. Tente eliminar as ideias repetidas ou que não fará falta;
Ø Use os balões adequados com a fala dos personagens;
Ø Faça a lápis primeiro. Assim dá pra mudar algo errado, melhorando o resultado final do texto;
Ø Não conte a sua história para ninguém até terminar de desenhar seus quadrinhos. A empolgação é um fator importante para a realização de uma obra desse tipo. Se você contar sua história, se sentirá parcialmente satisfeito e possivelmente desistirá de fazer a história em quadrinhos;
Ø Publique ou mostre para os amigos. Afinal, serão os seus leitores que lhe ajudarão a "endireitar" a sua história.

13 comentários:

  1. Oi tudo bem eu sou o André Guilherme tenho 10 anos moro em Colider eu adorei a tirinha da turma da Mônica é muito divertido leian tanbem você não vai se arrepender.
    Hoje eu aprendi que quando for fazer uma hitoria em quadrinhos precisa ver quantos quadrinhos tem a
    sua historia tentando descobrir de quantas paginas vai precisar.
    Leia vai ser legal.

    ResponderExcluir
  2. Olá meu nome é Danielly e tenho 10 anos e li o texto e achei muito legal e pra criar uma historia em quadrinhos tem que : Adapte o roteiro para história em quadrinhos, separando as sequencias de falas em quadrinhos.
    Em seguida escolha a disposição, o formato dos quadrinhos e calcule a quantidade de quadrinhos que será usado em cada página.
    Capriche no final da história, pois ele é muito importante. O final deve trazer uma surpresa para surpreender o leitor.
    Isso e muito mais bjs

    Dany

    ResponderExcluir
  3. Olá o meu nome é Carina e tenho 9 anos de idade e li o texto e achei muito legal e pra criar uma história em quadrinhos.
    Para criar uma história em quadrinho as crianças ou pode até ser um adolescente precisa ler muitas histórias em quadrinhos porque quando for fazer uma tirinha não sabe!!
    É isso que eu tenho a dizer...
    Carina

    ResponderExcluir
  4. Hoje eu aprendi a fazer uma historia em quadrinhos e foi muito legal.
    As tirinhas da MONICA JOVEM foram muito criativa e + e + divertida ainda;a´ quase me esqueci meu nome é Emanuely.

    ResponderExcluir
  5. Oi meu nome é CAMILLE VITÓRIA ORGANISTA MORAIS tenho 10 anos é muito fácil fazer uma história em quadrinho é só ter muita concentração o primeiro passo é escolher o roteiro da história.
    Achei muito legal as tirinhas da Mônica Jovem eu nunca nunquinha li um gibi da Mônica Jovem
    Beijos
    Camille

    ResponderExcluir
  6. Para fazer uma historia em quadrinho Tem que usar os balões adequado com a fala do seu personagens e usa letra maiúscula para quáquer começo de algumas historias em quadrinho.
    hoje eu li as historias em quadrinho da turma da monica jovens e foi muito legal aluna thaiane prof clauda do 4ºanoD

    ResponderExcluir
  7. Para fazer uma historia em quadrinho precisa de medi o livro antes de fazer o balões. Escreva a frase antes de fazer balões e tem de fazer o final bem feliz

    ResponderExcluir
  8. Olá meu nome é GABRIELA DUARTE BARBOSA tenho 10 anos e gostei muito do texto foi muito legal deve ser fácil de fazer uma história em quadrinho é só ter concentração e conhecimento. E achei muito legal as tirinhas da turma da MONICA jovem. beijos.

    ResponderExcluir
  9. Para faze uma historia em quadrinhos tem que uzar os balões e imterogatorio
    e desenha os personage

    Eu axei aistoria bem interesante eos personage bem legais
    4 anoD

    BEIJOS
    MURILO

    ResponderExcluir
  10. Olá meu nome é Kézia e tenho 10 anos e li o texto e achei muito legal e pra criar uma história em quadrinhos tem que : Adapte o roteiro para história em quadrinhos, separando as sequencias de falas em quadrinhos.
    Em seguida escolha a disposição, o formato dos quadrinhos e calcule a quantidade de quadrinhos que será usado em cada página.
    Capriche no final da história, pois ele é muito importante.e fazer os balões de fala dos personagens e também eu achei legal a histórias da mônica é muito divertido.bjs




    Kézia

    ResponderExcluir
  11. olá meu nome é kelly e tenho 10 anos e li o texto e achei muito legal e pra criar uma história em quadrinhos tem que : Adapte o roteiro para história em quadrinhos, separando as sequencias de falas em quadrinhos.
    Em seguida escolha a disposição, o formato dos quadrinhos e calcule a quantidade de quadrinhos que será usado em cada página.
    Capriche no final da história, pois ele é muito importante.e fazer os balões de fala dos personagens e também eu achei legal a histórias da mônica é muito divertido.bjs e queijos






    kelly

    ResponderExcluir
  12. Oi meu nome é Dayana a diferencia das duas história são que a primeira história fala que o lobo mau vai na sua vovó e leva açucar no copo e a outra e a outra fala que os trez porquinhos fez um lar para eles e o lobo malu derubou as duas casas e só uma ficou em pé eu gostei das tirinhas e os textos.

    ResponderExcluir